Buscar
  • Arthur Boaventura

O que são cafés especiais?

Os Cafés Especiais são cafés de sabor agradável, naturalmente adocicados e isentos de grãos fenicados conhecidos como PVA (explicaremos mais adiante). Esse incremento de qualidade dá-se a um longo processo de seleção. A escolha do local de plantio é o ponto de partida para as melhores bebidas. Os cafés da espécie arábica, que são mais nobres e saborosos são plantados apenas acima dos 800m de altitude, sendo que além de 1000m torna-se mais propício a obtenção de bebidas de alta complexidade. Chamamos essas características de local, terra e clima de "terroir". Tendo escolhido o local ideal vamos aos processos. O primeiro é a colheita seletiva dos grãos, onde apenas os grãos maduros são utilizados. Como toda fruta a maturação confere doçura ao palato. Após a colheita é feito um processo de secagem afim de homogeneizar a quantidade de água nos grãos e evitar a perca precoce dos mesmos. Apesar de os cafés convencionais serem utilizados por até vinte anos após colhidos, nos especiais não é aconselhado que se utilize safras de mais de doze meses, já que suas nuances são únicas e quanto maior o frescor mais consegue-se destacar essas características na torra. Na fase de beneficiamento é feita a retirada da casca e por turbinas de ar separa-se os grãos quebradas de grãos perfeitos, como é possível notar na imagem deste post. Após a exclusão dos grãos não inteiros do lote o mesmo é levado para outra máquina onde cada grão é passado em um sensor óptico que analisa a coloração do grão, se este estiver com tonalidade mais escura ou mais verde do que o desejado ele é descartado. Isso porque os grãos PVA (pretos, verdes e ardidos) são os causadores dos piores sabores possíveis numa xícara de café e são inadmissíveis em um lote de cafés especiais. PEÇA CAFÉS ESPECIAIS EM ATACADO AQUI.

Após sabermos como são obtidos essas maravilhas do mundo do café, o que faz um lote ser mais ou menos especial do que os demais? Em 1982 foi criado nos Estados Unidos, um método de avaliação pela Specialty Coffee Association of America (SCAA), onde são analisados dez atributos diferentes. Cada um deles é pontuado de 0 a 100, e para um café ser classificado como especial ele deve obter uma nota mínima de 80 numa escala de até 100 pontos. Os atributos são: fragrância (aroma), uniformidade do lote, ausência de defeitos, doçura, sabor, acidez, corpo, finalização, equilíbrio e final. Já a "Roda dos Sabores" para a classificação do café, ajuda a identificar qual fruta e/ou alimento com os quais os sabores principais e secundários se assemelham, fornecendo assim uma descrição mais detalhadas das características sensoriais do café. À partir da metodologia e das regras criadas pela SCAA, as pessoas envolvidas no processo de produção dos cafés especiais vêm estudando e se especializando cada vez mais, tornando o mercado mais competitivo e inclusivo ao mesmo tempo, já que cresce de maneira vertiginosa há cerca de uma década no Brasil e assim a cada dia encontramos novas opções aos amantes do café.

Na nossa loja você encontra cafés, 100% arábica, produzidos em uma das melhores regiões do Brasil, à 1260m de altitude nas encostas da Serra da Canastra em Minas Gerais. Temos vários sabores, ponto de torra diferentes, tanto moídos, em grãos ou cápsulas compatíveis com o sistema Nespresso. Compre direto: somos produtores rurais e torrefação, CLIQUE AQUI, peça agora e receba no conforto da sua casa.

Você é lojista? Não perca vendas. Contate-nos agora mesmo e seja um revendedor. Temos pedido mínimo reduzido, condições facilitadas de pagamento e entregamos rapidamente em todo o Brasil. Basta CLICAR AQUI que lhe passamos todas as informações pelo WhatsApp.





77 visualizações